Um pouco de tudo

Road Show Microsoft 2010

Neste sábado fui ao evento Road Show – Copa Microsoft de Talentos em São Paulo. Esta foi a última sessão que rodou várias cidades do Brasil mostrando as tencologias Microsoft.

Achei muito interessante a proposta e a condução da palestra. A idéia foi abolir os slides PowerPoint e partir para uma apresentação mais práttica. Então as features ao invés de terem um slide e em seguida ou ao final um demo, foi susbtituído por ter a tela do produto em questão e conforme a explicação corria a feature era mostrada diretamente no software.

Para facilitar o entendimento, foi usado uma empresa fictícia mas que possui problemas reais que vemos todos os dias. A emrpesa precisa crescer, aumentando a sua produtividade e com baixos investimentos de preferência, com corte de custos. Como fazer isso? A partir desse ponto as pessoas cadastradas na sessão de desenvolvedores e de IT foram divididas em duas salas e para cada uma foram apresentadas as soluções específicas utilizando é claro, a plataforma Microsoft.

Por exemplo, para gerenciar vários servidores, e tentando diminuir custos, foi apresentado a solução de virtualização do Windows Server 2008. Assim você consegue diminuir seu parque de máquinas, diminuindo custos de espaço, energia elétrica e ar condicionado do CPD. No lado desenvolvedor por exemplo, foi apresentado as ferramentas que auxiliam na produtividade, fazendo o trabalho pesado deixando o mesmo livre para pensar na solução.

Ao longo do dia tanto os desenvolvedores quanto os especialistas IT foram apresentados aos novo produtos da Microsoft: Windows Server 2008 R2, Windows 7, SQL Server 2008 R2, Visual Studio 2010 + TFS, Exchange 2010, Sharepoint 2010 e Office 2010.

Tenho que admitir que os pacotes 2010 estão fora de série, pois incorporam muitas das necessidades de produtivade das empresas e, com um pouco de vontade e engenhosidade, a um custo acessível até para as pequenas empresas.

Fui com a minha noiva ao evento. Eu desenvolvedor, ela mais IT. Como não era para nos separarmos, e não estava muito cheio, na parte da manhã ficamos nas sessões de desenvolvimento e a tarde assistimos a parte de IT. Confesso que queria ficar assistindo mais palestras de desenvolvimento, mas desse jeito deu para aproveitar um pouco de tudo.

Ao final do dia, as pessoas foram reunidas numa única sessão para discutir as soluções aplicadas em cada palestra, e é claro fazer uns sorteios de brindes né 🙂

Meu único ponto negativo foi o baixo número de presentes no evento. Achei que um evento gratuito como esse fosse lotar. Sei que não era nenhum lançamento de produto, mas era uma oportunidade para quem quer conhecer um pouco mais sobre o que a Microsoft pode oferecer. O Road Show teve a divulgação no site Copa Microsoft de Talentos, mas achei que veio pouca gente. Não sei como foram as outras cidades.

Por fim, quero dar os parábens a equipe que viajou o Brasil fazendo a apresentação. Acredito que esse é o caminho. A Microsoft possui ferramentas excelentes e já existem programas de incentivo a legalidade oferecendo produtos a um custo mais baixo.

Anúncios

Uma resposta

  1. Ricardo Shimoda

    Fabio,

    Eu vi o link que você passou no seu twitter só tarde demais, senão teria ido (mesmo sem inscrição, já que isso não é levado tão à sério assim nos eventos MS).

    Bom, fica para a próxima, quem sabe a gente se encontra no Tech-Ed.

    maio 10, 2010 às 2:31 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s