Um pouco de tudo

Microsoft WebsiteSpark

Gostaria de falar de uma iniciativa interessante da Microsoft. Que normalmente a vemos como vilão que sempre quer o nosso dinheiro. Já existe há tempos uma iniciativa chamada BizSpark. Nela uma empresa que está iniciando suas atividades se cadastra na Microsoft e recebe um suporte e chaves de licença oficiais para uso por no máximo 3 anos. Não tenho certeza dos valores mas sei que são muito baixos. Com isso a sua empresa consegue ter softwares com licenças legalizadas e com suporte. As licenças são basicamente dos softwares para o servidor, já que windows normalmente vem em OEM nos desktops. Windows Server, SQL Server, SharePoint, BizTalk, são alguns exemplos.

Mas na verdade eu não quero falar desse, mas de outro programa que conheci nesses dias. Ele chama-se WebsiteSpark e a idéia é muito parecida com a BizSpark só que menos burocrática.

Funciona da seguinte forma: Você é um desenvolvedor de sites que trabalha como freelancer ou está montando uma empresa com até 25 funcionários. Nesse seu novo negócio além de desenvolver, você precisa montar um ambiente de desenvolvimento e de homologação para mostrar o site para o seu cliente. Mais, você também gostaria de hospedar num ambiente de produção os sites. Sei que ambiente de produção eu não recomendo fazer isso por conta própria, dá mais trabalho do que parece, mas digamos que vc queria.

Hoje em dia é muito provável que você não está 100% correto. Claro, dá para usar a suite express (Visual Studio/SQL Server), mas para um ambiente de homologação/produção já não ia rolar. Talvez outro problema que você tenha é a visibilidade de seus serviços. Como divulgar para além de seus amigos que você cria sites?

Essa é a proposta do WebsiteSpark. Para começar o programa é simples, sem burocracias. Direto do site você consegue preencher seu cadastro e por email recebe a confirmação. A partir da confirmação você passa a ter direito há algumas licenças de softwares para servidor.
São 3 licenças de usuário de cada:
– Windows Web Server 2008 R2
– SQL Server 2008 R2 Web
– Visual Studio 2010 Professional
– Expression (sendo 1 Studio completo e 2 só Web)

Tem também uma licença para até 4 processadores para instalar um Windows Web Server e SQL Server Web como plataforma de homologação/produção. Para colocar o site em produçao também pode-se escolher um parceiro de hospedagem, que são empresas indicadas pela Microsoft para hospedagem de sites e que irão oferecer melhores condições de custo para quem pertence ao programa.

Além disso, você tem direito a usar o suporte da Microsoft (2 chamadas do suporte profissional)  e ganha acesso a vários treinamentos online gratuitos. Documentos, webcasts, etc. Basicamente é o que já existe nos MSDN e TechNet, mas tem gente que ainda não conhece então é muito interessante estimular o uso dos treinamentos.

Por último, para te ajudar em sua divulgação a Microsft disponibiliza suas informações (mediante sua aprovação) numa base de empresas cadastradas. Assim quem estiver interesado em contratar serviços de design e desenvolvimento de sites pode, quem sabe, chegar até você.

É claro que existem alguns pontos de atenção que não se pode esquecer. As licenças possuem a duração de 3 anos (menos uma licença do Expression Web que pode ficar com o desenvolvedor por mais tempo).

Existe um custo, no momento de sua saída do programa, será cobrada uma taxa de USD $100. Isso significa um custo a ser pago daqui há 3 anos, o que não é muito ruim.

Mas, para você se manter no programa nos primeiros 6 meses de uso, você precisa cadastrar um site de sua criação utilizando a plataforma Microsoft. Esse site precisa estar disponível na internet (com você ou com algum dos parceiros de hospedagem). Caso isso não ocorra você estará fora do plano e pagará a taxa. Se quiser sair antes dos 6 meses, deve-se enviar uma carta solicitando a saída com até 15 dias de antecedencia.

Descobri também que a cada site cadastrado você concorre a um sorteio de um XBOX 360, acho que por mês

É por isso que fiz esse texto longo, mas é porque achei a proposta muito interessante. Já me cadastrei e já baixei os softwares. Achei ela demais e que só vem a ajudar quem quer fazer as coisas certas e legais num país aonde isso não é visto com bons olhos. Meus parabéns a mais essa iniciativa da Microsoft.

Corram, acessem e aproveitem. Site e Blog

Anúncios

Uma resposta

  1. rafael

    Excelente artigo e realmente excelente inciativa da MS.

    Ajudando a profissionalizar de verdade quem luta contra as mazelas desse país.

    junho 8, 2010 às 12:08 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s