Um pouco de tudo

Palestra Marketing Digital

Neste sábado (29/05) ocorreu a palestra gratuita da Impacta falando sobre Marketing Digital. O evento teve o propósito de divulgar o novo curso de pós-graduação da FIT – Faculdade Impacta de Tecnologia. Jabá? Claro e por que não? Como já disse anteriormente a Impacta divulga o seus cursos, mas de uma maneira muito legal e que vale a pena.

Dessa vez como teve um número considerável de pessoas, o local escolhido foi o Teatro Gazeta na Paulista. A casa ficou bem cheia. Tivemos a presença de 3 palestrantes, todos ele serão professores no curso de pós.

O primeiro foi o Marcelo Trevisani. Ele falou sobre E-Branding e como estamos numa fase de mudança nas marcas. Antes o posicionamento da marca era apenas em relação aos produtos, agora estamos vendo que a reputação da marca em relação aos consumidores é muito mais importante. Isso tudo por causa da Internet que cada vez mais se torna um canal de pesquisa e principalmente um canal de decisão. Lembra muito o que eu ouvi e li do Ricardo Cavalini e seu livro “O Marketing depois de amanhã”. O Marcelo mostrou alguns cases de marca sendo que um maiores exemplos da atualidade é o Google e as diversas modificações que ele aplica em sua marca no site e mesmo assim, sem perder a identidade. Falou também sobre fidelização, emoção, engajamento.

Explicou também, assim como todos os outros palestrantes que as classes C e D estão começando cada vez mais inseridas na internet, através de Lan Houses utilizando fortemente as redes sociais.

Para reafirmar que a internet está ganhando força como canal de decisão de compra acabei de receber um tweet do Cava (retweet de outro amigo o Baroni).

O segundo palestrante foi o Felipe Morais. Ele é Especialista em Planejamento estratégico digital e autor de um livro de mesmo nome. Ele falou basicamente sobre o mesmo assunto de marca e da importância das redes sociais mas sobre a ótica de um profissinal da área de planejamento de uma agência. Explicou que esse profissional tem que estar olhando e analisando todos os canais de comunicação off-line e principalmente on-line. Aliás on-line existem vários canais como blogs, twitter e muitas redes sociais. Essa análise deve ser feita antes, para oferecer os melhores canais para o cliente e especialmente depois identificando os feedbacks das ações.
Explicou também que uma das principais ferramentas para esse profissional são as ferramentas de análise de comportamento (Analytics, WebTrends, etc). Assim esse profissional tem a importância de vender a idéia para o cliente. É ele que tem que estar antenado a tudo que ocorre na Internet pois estamos num momento de mudança na forma de comunicação da marca/produto para os consumidores.

Depois dessa palestra eu fiquei pensando se realmente nós temos essa pessoa de planejamento nas agencias. Sinceramente eu não sei identificá-la aonde eu trabalho.

O terceiro palestrante foi o Gustavo Hollantz. Ele é um profissional com forte experiência em redes sociais. Ele falou sobre a análise nas redes sociais identificando a presença da marca na rede e o nível de percepção da mesma. Assim, além das métricas de comportamento na web, nós também precisamos olhar para as métricas sociais, analisando as mensagens positivas e negativas em relação a marca/produto e principalmente qual o nível de influência que essa mensagem pode ter. Outro ponto interessante que vale ser lembrado é que na internet as opiniões das pessoas ficam guardadas historicamente e não são “esquecidas” com o tempo.

Bom, foi um papo rápido coisa de mais ou menos uma hora para cada um, mas foi muito legal e interessante. Apesar não ser bem minha praia, acho que qualquer um que trabalhe em agências de publicidade deveriam discutir um pouco. Há muitas redes sociais por aí, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo na internet. Isso é um trabalho de equipe que todos deveriam abraçar, claro que cada um na sua especialidade.

Uma das características que surgiu recentemente na internet pode ser constatada durante a palestra. Várias pessoas que estavam assistindo a palestra postaram tweets sobre o evento e ao final o coordenador do curso leu alguns. Um dos pedidos foi a disponibilização dos ppts das palestras. Algo que deve ocorrer na segunda no site SlideShare da Impacta aqui.

Deixe um comentário