Um pouco de tudo

Serviços Web Gratuitos

Numa tentativa lá atrás de fazer um blog. Eu aproveitei alguns posts para falar de serviços na Web que são gratuitos e que para mim, valem a pena terem uma divulgação. Vou fazer a mesma coisa aqui sempre que possível.

Hospedagem .Net

Um deles é hospedagem em .NET. Qualquer um sabe que é muito difícil encontrar alguma hospedagem em .Net grátis por que o sistema operacional Windows tem custo. Mas existem algumas empresas que provem hospedagem .NET gratuita.

Eu dei uma olhada em algumas empresas que encontrei na internet. Todas tem desvantagens quando você opta a usar o serviço grátis ao invés do pago. Encontrei empresas que davam um acesso por apenas 90 dias para vc avaliar, outras não permitiam o uso de SQL Server, só Access. Então já deu para ver que as opções eram bem ruins.

Há anos atrás eu tinha usado essa empresa e por incrível que pareça acabei optando por ela novamente por conta de sua oferta de serviços. A empresa de hospedagem chama-se Somee.

A hospedagem dela é completa: suporta .Net de 1.1 até a nova versão 4.0, AJAX 1.0 a 3.5, MVC 1.0 e 2.0, permite que você aponte um domínio seu para o site, suporta bancos Access e o que eu acho muito importante, suporta também a criação de um banco MS SQL Server Express 2005 ou 2008. Com isso você consegue montar um site completo com acesso a banco de dados, usando a última versão de .Net. Outras pontos são suporte a sites em SilverLight e MS Report Views. O único ponto negativo é que seu site quando acessado terá advertising colocado no topo, não tem jeito. Outro ponto é que seu site precisa possuir no mínimo 10 acessos por mês, senão eles cancelam automaticamente a conta.

Hospedagem de domínio

Outro serviço que uso é o de hospedagem de domínio. Aí é mais fácil, existem vários sites que prestam esse serviço mas o que eu uso é o XName. Dentro dele a sua conta pode gerenciar vários domínios. Eu diria que a sua interface é média no quesito amigável. Ele explica um pouco as coisas mas você tem que saber um pouco de configuração de domínios.

Monitoramento de sites

Esses dias eu recebi uma indicação de um serviço de monitoramento de sites. Ele se chama UptimeRobot. De forma gratuita, você faz uma conta e consegue monitorar até 50 sites diferentes. O serviço fica de 5 em 5 minutos acessando o site e pegando seu header http. Se voltar o código 200 beleza. Se voltar 400 ou 500 ele irá avisá-lo por email (default), por SMS ou Tweeter (caso você configure). Muito bom, pois ferramentas de monitoramento de sites são caras e quem faz “freela” não tem como ficar de olho em todos os clientes. Outro ponto é que para garantir que o site realmente está funcionando, você pode definir uma palavra-chave de retorno e validá-la no monitoramento. Já servidor ficar com o http no ar e cair o serviço de asp ou de php, por exemplo.

Email

Bom email é tudo grátis certo? Mas a minha idéia aqui é montar uma solução para uma pequena empresa. Muita gente hoje possui uma empresa de um funcionário só e presta serviços, então surge a necessidade de ter uma estrutura mais decente aonde você possui um domínio próprio (suaempresa.com.br) e quer usar isso para divulgação e comunicação. Eu indico para todos o Google Apps. Com ele você consegue uma estrutura de serviços colaborativos como email, calendário, Google Docs e site. É muito melhor você passar para seu cliente um email seunome@suaempresa.com.br do que seunome_21489@bol.com.br.

Anúncios

Uma resposta

  1. Pingback: Serviços Web Gratuitos « Ranieri Pieper

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s