Um pouco de tudo

Evento Codificando.Net 2010

Eu fui ao evento Codificando.Net que ocorreu no dia 19/10 e gostei muito. Quero aproveitar para agradecer ao pessoal que organizou um evento excelente e de forma gratuita. Eles conseguiram um bom lugar que foi a Unip do Tatuapé, utilizando além do auditório, algumas salas para os eventos paralelos. E ainda por cima buscaram com patrocinadores um coffe-break e camisetas homenageando a copa. As camisetas foram distribuídas para todos os participantes (na verdade eram para os primeiros 200 participantes, mas acho que todos ganharam no final).

O Codificando .Net é uma comunidade para desenvolvedores / entusiastas / estudantes de tecnologia .Net. Possuem um grupo de discussão, twitter de dicas e uma revista com todo o seu conteúdo disponibilizado on-line. Bom os caras são profissionais da área, cada um trabalhando em seu emprego, mas que sentiram a necessidade de divulgar seu conhecimento para ajudar os outros. Não é a toa que seus principais membros também são MVP, título dado pela Microsoft as pessoas que com sua contribuição com matérias e em fóruns especializados divulgam as tecnologias da empresa.

O pessoal depois divulgou que para o evento tiveram por volta de 700 inscrições mas só apareceram umas 300 O evento ocorreu durante o dia inteiro das 09:00 as 18:30 e foi dividido em várias apresentações. Algumas ocorreram simultaneamente, então escolhi uma delas.

Começou com o Keynote aonde a turma apresentou um pouco sobre o que é a comunidade, a revista, falando basicamente o que expliquei acima. Foi muito legal pois não conhecia tão bem essa galera e agora até os sigo no Twitter.

Em seguida entrou Facunte falando sobre Oportunidades de negócios com o Silverlight 4 e Windows Phone 7. Explicou os recursos básicos do Silverlight e da facilidade de uso e pequena curva de aprendizado se você já conhece .NET (C# ou VB). Mostrou que é uma plataforma bem robusta que aguenta o tranco e que pode crescer muito por conta do Windows Phone 7. Para quem não sabe, a camada de visualização das aplicações para o Windows Phone 7 é o Silverlight, adeus ao Windows Forms.

Explicou também que um profissional Silverlight hoje já possui uma faixa salarial maior que a de um de Flash e que na Saraiva, aonde ele trabalha, já existem projetos interessantes em andamento com Silverlight . Para demonstrar o poder de fogo, mostrou uma aplicação que faz a detecção de rosto real-time a partir da webcam. Posso dizer que esta aplicação me foi muito util há um tempo atrás para eu fazer a minha detecção de rosto para Windows Mobile. Outro dia eu posto sobre essa aplicação.

Depois o Alexandre Tarifa, o Andrey Sanches e o Diego Nogare falaram sobre as novidades do Visual Studio 2010. O Alexandre falou sobre as novidades da interface do VS2010 totalmente feita em WPF, com suas partes desacopláveis, organizações de breakpoints que agora também podem ser feitos no Javascript, uso de “pins” e os novos snippets.

O Andrey falou do ASP.NET 4 que agora podemos definir um padrão para a nomenclatura para os controles dentro dos repetidores (ListView por exemplo), explicou que para SEO existem as propriedades do objeto Page para usarmos e mostrou também um novo controle que é o ASP:Chart para gráficos. Finalmente temos nativo um controle decente para a criação de gráficos.

O Diego falou sobre o SQL 2008 R2. Ele conversou sobre como o SQL está cada vez mais integrado para prover uma ferramenta de BI para a empresa. Explicou que existe um componente para compressão de dados entre o SQL e o Excel para que o volume de dados usado numa análise BI não destrua a sua infra de rede, explicou que o Reporting Services já possui Drill Down nativo, que os novo tipo de dados de geolocalização podem ser usados integrados às ferramentas de mapas (Bing Maps, por exemplo) e que o R2 já está apto a consumir os serviços do SQL Azure Database.

Depois assisti o Helio Sá Moreira falando sobre as novidades do Share Point 2010. Fiquem de olho pois o Share Point está incrível sendo uma excelente alternativa para um repositório de dados na empresa. Imagine uma solução completa que permite inclusive o trabalho colaborativo num documento office. Aliás nem precisa ter o Office instalado na máquina, pois existem versões Web que permitem a edição sem problemas. Se planejar direito dá para economizar com licenças. Outras novidades são a padronização REST para o consumo de serviços por terceiros e integração via o Project e Visio Services. Infelizmente o período de apenas uma hora não foi o suficiente para mostrar de uma maneira razoável os recursos.

O Victor Cavalcante apresentou sobre JQuery e ASP.Net MVC. Nesse caso aqui também o período de uma hora não foi o suficiente. Foi apenas apresentado o uso do JQuery e nem se falou de MVC. Uma pena pois os dois assuntos são interessantes e parece que o assunto ia se estender para depois do coffee, não pude acompanhar pois já fui para outro assunto de meu interesse. De qualquer forma o Victor reiterou que os desenvolvedores, se querem trabalhar com Web Sites, precisam entender realmente o são Web Standards e que o JQuery está aí para ajudar e não para resolver todos os seus problemas.

O Maurício Alegretti apresentou o Windows Phone 7 e o conceito da interface Metro. Foi muito interessante a palestra que mostrou como a Microsoft se baseou no nosso cotidiano para criar a interface. Nós no mundo real estamos rodeados de placas de sinalização. A interface possui um foco no movimento e no conteúdo sendo limpa, leve e rápida, celebrando a tipografia. De forma bastante didática criou ali mesmo uma aplicação para mostrar a interface. Ele utilizou um controle criado pela comunidade para recriar o efeito de panorama que a interface Metro utiliza. Muito bom.

Por último teve o Alfred Myers dando dicas e truques de C#. Eram dicas até que simples mas que demonstram que muitas vezes, acredito que na maioria delas, há um uso desnecessário de memória do computador por conta de códigos mal feitos. Eles funcionam e cumprem o que se espera mas no uso intenso começam a demonstrar sinais de problemas. Realmente a utilização de ferramentas de análise deve ser sempre adotada pelos desenvolvedores.

Não assisti mas deixo aqui uma menção ao Rodolfo Fadino que apresentou a palestra “Integrando sua aplicação ASP.Net com API do Flickr e Twitter, pois o momento é importante para falar sobre a autenticação do Twitter que está encerrando o uso de login e senha direto na URL para adotar apenas a autenticação no modelo OAuth.

Como disse, adorei e quis por isso deixar aqui o meu registro do evento, mesmo ficando extenso. Espero com isso ajudar na divulgação para mais eventos gratuitos tenham a qualidade que este aqui teve.

Anúncios

2 Respostas

  1. Valeu pela menção Fabio, bom saber que você curtiu a palestra! E parabéns ao Facunte, Tarifa, Nogare, e toda a galera da Codificando pela organização nota 11 do evento!!!

    julho 5, 2010 às 11:42 am

    • E eu agradeço pelo conteúdo. Estou tentando ficar a par do desenvolvimento em Windows Phone 7 pois acho que será muito interessante.

      julho 5, 2010 às 12:34 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s