Um pouco de tudo

Qual modelo de smartphone?

Conforme disse no post passado estou num dilema sobre qual smartphone comprar.

O ideal é um smartphone cheio de recurso com um preço bem barato… fácil né? Ainda por cima tem que atender algumas vontades e anseios pessoais e o que tenho de opção são:

Windows Phone 7 – Seria uma excelente opção por ser uma plataforma nova, com excelente recursos, um hardware compatível com a atualidade e com uma gama de jogos interessantes. Seus pontos positivos incluem também uma total integração com a suite Office do Windows para sincronia e sua linguagem de programação que me é conhecida. Sou programador .Net, então seria uma escolha lógica. O contra é claro o preço de quse dois mil reais.

Já possuo um HTC Touch que me atende razoavelmente bem. Um dos motivos para a sua compra foi a possibilidade de upgrade do SO de WinMo 6.1 para WinMo 6.5. Com isso ganhei uma sobre-vida no browser e em alguns aplicativos. Ele realmente não é o melhor celular no momento tendo um processador de 200 MHz, mas já conta com WiFi. Ele ainda é 2G, mas meu uso na rua é mínimo já que uso chip pré-pago. Suas fotos são medianas e filmes são péssimos.

Poderia optar por outros modelos mais potentes com WinMo 6.5. O problema é que os preços não são tão convidativos assim por um modelo com melhor hardware e pior, com o lançamento do WP7, muita gente nem está mais aí com ele. Um exemplo prático disso é que poucos programas clientes de Twitter foram atualizados depois que o Twitter mudou seu modo de autenticação. Todos se focaram nas suas versões para o WP7. Existe uma opção de comprar um HD2 e trocar o OS para WP7. Ainda assim o preço desse celular está na casa dos mil reais.

Android – A princípio é a minha melhor escolha no quesito custo x benefício. Existem vários modelos que mesmo razoáveis, conseguem atender as minhas principais expectativas. Busquei por vários modelos intermediários que ficam na casa dos setecentos reais. Algo mais justo para um celular. A quantidade de aplicativos e crescimento de seu mercado é um ponto a favor. Desenvolver programas para esta plataforma não seria muito fácil pelo meu desconhecimento da linguagem Java, mas não seria impossível e ainda assim estaria num ambiente PC/Windows acostumado. Não há uma integração próxima com o Office para sincronia, mas há uma integração com ferramentas semelhantes do Google e que estão na rede, livre da plataforma Windows ou Mac dos desktops.

iPhone – A febre dos smartphones tem muitos méritos. Sua interface é muito bem resolvida, sua gama de aplicativos é invejável e os lançamentos sempre saem para ele primeiro. Seu hardware é top de linha. Os olhos da maioria estão voltados para ele. Meus pontos contra ele são pequenos. Seu preço é tão salgado quanto qualquer outro smartphone top de linha então não tem como fugir muito disso. Sua interface de programação é a que mais peca. Me desculpem mas Objective-C não é um ambiente amigável de desenvolvimento comparado com as outras plataformas e ainda temos a limitação de só conseguir rodá-la e publicar aplicativos na AppStore se tiver um Mac OS X instalado. E, sem subterfúgios, Mac OS só roda em Macs.

Para todos os casos acima eu ainda fiz algumas pesquisas não só por aparelhos novos como também busquei aparelhos usados no mercadolivre para ter uma idéia de valores médios. Busquei até versões antigas como no caso do iPhone. Com base nos valores que encontrei os aparelhos praticamente minha opção por enquanto é enfiar o rabo entre as pernas e ficar com o que tenho atualmente.

Mas eu ainda tenho alguns lugares a pesquisar… vamos ver se consigo algo.

Uma resposta

  1. Pingback: E o vencedor é… « Fabio Soares

Deixe um comentário

